Sobre


Me chamo Rafaella Britto. Nasci e vivo em São Paulo. Ainda criança, arrebatada pelo colorido de Woodstock, a androgenia de David Bowie e o rebolado de Mick Jagger, despertei a paixão pela moda. Em 2010 criei o blog Império Retrô, que, cinco anos mais tarde, tornou-se, para além de um hobby, um projeto de jornalismo independente que aborda a influência do passado sobre o presente, explorando os diálogos entre moda, arte e sociedade. 
Sou estudante do primeiro ano de Licenciatura em Letras - Português/Inglês, com cursos em estilismo e comunicação. Colaborei com veículos como Baú Vintage, Jornal D’Aqui, Arte Ref Universo Retrô, e, paralelamente ao trabalho jornalístico, atuo como professora de língua inglesa em escolas da rede particular. Sou também co-fundadora e editora do Cine Suffragette, publicação online multilíngue (português, inglês, espanhol e francês) dedicada à análise da condição feminina - e outras minorias - no cinema. 
Groupie de Rolling Stones e Rory Gallagher - porém seduzida, nos momentos de introspecção, pelo romantismo do jazz e a plangência das violas latinas. Cinéfila inveterada, transito pelos cinemas de todo o mundo, nutrindo especial apreço pelo cinema de Satyajit Ray, as vanguardas do cinema mudo e as produções experimentais da década de 1970. Dedico-me, também, ao estudo de figurinos e figurinistas de Hollywood, e a explorar as relações entre o cinema e a literatura. 
Amante de brechós, estou sempre a garimpar tesouros vintage para compôr meu estilo pessoal - misto de glamour e decadentismo, e cujas referências partem da magnificência da Art Noveau, perpassando a estética contracultural setentista e chegando aos 80's e suas multicores. Caminho distante das tendências: meu desejo é utilizar as roupas para comunicar gostos, sentimentos - expressar aquilo que sou em essência. 
O Império Retrô tem como objetivo contribuir para a compreensão do pensamento de moda como linguagem, em seus contextos históricos, artísticos e filosóficos. Sejam todos bem-vindos e muito obrigada pela visita! Espero, através deste trabalho, proporcionar-lhes inspirações, reflexões e boas experiências de leitura.

ACOMPANHE TAMBÉM:

INSTAGRAM | @imperioretro 
FACEBOOK | Império Retrô
TWITTER | @imperioretro



NA MÍDIA

Participação como jurada no reality Look de Brechó, da TVT (assista ao programa completo aqui)




Entrevista ao site irlandês Glamour Daze (leia aqui)




Participação no curta-metragem em realidade virtual Fashion Time Machine, do projeto Fashion 360 (leia sobre aqui)







Entrevista para projeto de revista desenvolvido por acadêmicos de jornalismo da UFMS, contando sobre a experiência em brechós  – Março, 2017



Referência no portal Xapuri Socioambiental (leia a matéria completa aqui)





Matéria do blog Pink Vintage Heart (Nova York) sobre o retorno da moda anos 90 






Depoimento ao site Universo Retrô no Especial Dia das Crianças 2015


Nenhum comentário:

Postar um comentário