Sobre


Me chamo Rafaella Britto. Nasci e vivo em São Paulo. Ainda criança, arrebatada pelo colorido de Woodstock, a androgenia de David Bowie e o rebolado de Mick Jagger, despertei a paixão pela moda. Em 2010 criei o blog Império Retrô, que, cinco anos mais tarde, tornou-se, para além de um hobby, um projeto de jornalismo independente que aborda a influência do passado sobre o presente, explorando os diálogos entre moda, arte e sociedade. 
Sou estudante do primeiro ano de Letras - Português/Inglês, com cursos em comunicação, cinema e design. Colaborei com veículos como Baú Vintage, Jornal D’Aqui, Arte Ref Universo Retrô, e, paralelamente ao trabalho jornalístico, atuo como professora de língua inglesa em cursos livres. Sou também co-fundadora e editora do Cine Suffragette, publicação online multilíngue (português, inglês, espanhol e francês) dedicada à análise da condição feminina no cinema. Fui atriz e roteirista do curta-metragem independente Medéia e prefaciadora do livro Embarque dos Anjos, de David Ferreira. 
Groupie de Rolling Stones e Rory Gallagher - porém seduzida, nos momentos de introspecção, pelo romantismo do jazz e a plangência das violas latinas. Cinéfila inveterada, transito pelos cinemas de todo o mundo, nutrindo especial apreço pelo cinema de Satyajit Ray, as vanguardas do cinema mudo e as produções experimentais da década de 1970. Dedico-me, também, ao estudo de figurinos e figurinistas de Hollywood, e a explorar as relações entre o cinema e a literatura. Especialista em brechós e entusiasta do Slow Fashion, encaro o vintage e a prática de consumo minimalista como o caminho para a construção de um estilo autêntico. 
O Império Retrô tem como principal objetivo contribuir para a compreensão do pensamento de moda como linguagem, em seus contextos históricos, culturais, artísticos e filosóficos - além de mostrar um pouco de tudo aquilo que me inspira a viver. 

ACOMPANHE TAMBÉM:

INSTAGRAM | @imperioretro 
FACEBOOK | Império Retrô
TWITTER | @imperioretro



NA MÍDIA

Participação no curta-metragem Fashion Time Machine, do projeto Fashion 360 – Junho, 2017 (leia sobre o projeto aqui)




Destaque no Buzzfeed internacional na lista de 10 garotas brasileiras com estilo retrô para seguir no Instagram – Abril, 2017



Entrevista para projeto de revista desenvolvido por acadêmicos de jornalismo da UFMS, contando sobre a experiência em brechós  – Março, 2017



Matéria do blog Pink Vintage Heart (Nova York) sobre o retorno da moda anos 90 Outubro, 2015











Nenhum comentário:

Postar um comentário