Sobre


Me chamo Rafaella Britto. Nasci e vivo em São Paulo. Ainda criança, arrebatada pelo colorido de Woodstock, a androgenia de David Bowie e o rebolado de Mick Jagger, despertei a paixão pela moda. Em 2010 criei o blog Império Retrô, que, cinco anos mais tarde, tornou-se, para além de um hobby, um projeto de jornalismo independente que aborda a influência do passado sobre o presente, explorando os diálogos entre moda, arte e sociedade. 
Sou estudante do primeiro ano de Licenciatura em Letras - Português/Inglês, com cursos em design e comunicação. Colaborei com veículos como Baú Vintage, Jornal D’Aqui, Arte Ref Universo Retrô, e, paralelamente ao trabalho jornalístico, atuo como professora de língua inglesa em cursos livres. Sou também co-fundadora e editora do Cine Suffragette, publicação online multilíngue (português, inglês, espanhol e francês) dedicada às mulheres no cinema. 
Cinéfila inveterada, integro o Elviras - Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema. Apaixonada por música, - em especial, o rock n' roll - pela literatura e a educação. Amante de brechós, estou sempre garimpando tesouros vintage para compôr meu estilo pessoal - misto de glamour e decadentismo, e cujas referências partem da magnificência da Art Noveau, perpassando a estética contracultural setentista e chegando aos 80's e suas multicores. Caminho distante das tendências: meu desejo é utilizar as roupas para expressar aquilo que sou em essência. 
O Império Retrô tem como objetivo contribuir para a compreensão do pensamento de moda como linguagem, em seus contextos históricos, artísticos e filosóficos. Sejam todos bem-vindos e muito obrigada pela visita! Espero, através deste trabalho, proporcionar-lhes inspirações, reflexões e boas experiências de leitura.

ACOMPANHE TAMBÉM:

INSTAGRAM | @imperioretro 
FACEBOOK | Império Retrô
TWITTER | @imperioretro



NA MÍDIA

Participação como jurada no reality Look de Brechó, da TVT (assista ao programa completo aqui)




Entrevista ao site irlandês Glamour Daze (leia aqui)




Participação no curta-metragem em realidade virtual Fashion Time Machine, do projeto Fashion 360 (leia sobre aqui)








Entrevista para projeto de revista desenvolvido por acadêmicos de jornalismo da UFMS, contando sobre a experiência em brechós  – Março, 2017



Matéria do blog Pink Vintage Heart (Nova York) sobre o retorno da moda anos 90 






Depoimento ao site Universo Retrô no Especial Dia das Crianças 2015


Nenhum comentário:

Postar um comentário