Conheça Gabriela Lira, nova colunista de beleza do Império Retrô



Por Rafaella Britto –

De tempos em tempos, o Império Retrô recruta colaboradores para falarem sobre diversos temas referentes ao universo vintage e enriquecerem nosso conteúdo. Hoje apresentamos nossa nova colunista, Gabriela Lira. A Gabriela tem 21 anos, vive em São Paulo, e chama a atenção nas redes sociais por seu estilo repleto de referências à Old Hollywood. Recentemente, o Buzzfeed internacional listou-a entre as 10 brasileiras com estilo retrô para seguir no Instagram. Ela escreve especialmente sobre beleza vintage em seu blog pessoal, o Blonde Venus, e a partir de agora escreverá por aqui também. Ela nos contou um pouco sobre suas inspirações e os segredos por trás do seu visual pra lá de glamoroso.



Império Retrô – Nos fale um pouco sobre você. Como surgiu seu amor pelo vintage/retrô?

Gabriela – Meu amor pelo vintage/retrô surgiu aos 14 anos. Nessa época eu muito me interessava pelas aulas de História e Literatura, através dessas duas matérias eu pude ler e ver filmes antigos que me encantaram visualmente. Por sete anos eu apenas fui uma mera espectadora de décadas passadas, a vontade de me vestir e maquiar como mulheres de antigamente só apareceu aos 17 anos de idade, época que conheci a atriz norte-americana Rita Hayworth por intermédio da película Gilda (1946). Foi um impacto! A beleza da Old Hollywood me impressionou e eu decidi mostrar o meu amor pelo vintage também através das minhas roupas.



Império Retrô – Qual seu período predileto da história da moda?

Gabriela – Tenho o coração divido entre os anos 40 e 50. De 1940 eu admiro a silhueta militar, as cores e especialmente o uso das ombreiras. Já dos anos 50, eu sinto uma forte atração visual pela alta costura francesa, especialmente pelos trabalhos de Dior e Jacques Fath. Apesar de disso, eu sou uma ávida pesquisadora da História da Moda e não excluo outras épocas como referências. Não se limitar em épocas tem me ajudado a conhecer trabalhos incríveis!



Império Retrô – Quais são suas principais inspirações de estilo?

Gabriela – Eu tenho o cinema e as artes plásticas como grandes inspirações. De atrizes eu posso citar Betty Grable, Jayne Mansfield, Rita Hayworth e Mamie Von Doren. As inspirações das artes plásticas, por sua vez, são dos trabalhos de Jesús Helguera, Gil Elvgreen e de ilustrações de revistas pulp fiction. Gosto também do estilo das pachucas dos anos 40 e de observar fotografias de mulheres comuns.


Império Retrô – Como você adapta o estilo vintage às ocasiões do dia a dia?

Gabriela – Maquiagem e cabelo fazem toda a diferença! Você pode estar com um jeans e all star, mas se o seu cabelo está com um visual antigo, logo as pessoas irão perceber que existe um estilo diferente em você. No meu dia a dia eu não me importo de sair na rua com roupas que não são retrô, mas eu com certeza estarei com algo que faça referência ao estilo, pode ser um broche, flores no cabelo, penteado ou qualquer outra coisa.



Império Retrô – Quais peças você considera indispensáveis em um guarda-roupa retrô?  

Gabriela – É difícil dizer isso sabendo que cada pessoa possui gostos particulares. Mas no meu guarda-roupa eu não gosto que falte vestidos e sapatilhas. Os vestidos são as minhas peças favoritas e indispensáveis, e as sapatilhas são ao mesmo tempo confortáveis e bonitas. Acho que estampas como poá, floral, xadrez e listras igualmente têm o seu valor, e os acessórios para cabelo podem mudar um look completamente!


Império Retrô

Criado em 2010 por Rafaella Britto, o blog Império Retrô aborda a influência do passado sobre o presente, explorando os diálogos entre moda, arte e comportamento.

2 comentários: