Cinemateca promove Festival Internacional de Documentários de Moda


Por Rafaella Britto -




A primeira edição do Feed Dog Brasil - Festival Internacional de Documentários de Moda, acontece de 21 a 27 de Setembro, na Cinemateca Brasileira, com entrada gratuita!

O evento tem como objetivo de fomentar documentários que retratam  o fascinante mundo da moda, a riqueza e complexidade do universo fashion como arte, comportamento e expressão cultural. A curadoria é da documentarista e jornalista Flávia Guerra.

A sessão especial de abertura vai ser no dia 20/09, quarta, às 19h30, com a exibição do longa The First Monday in May, filme inédito no Brasil sobre o aclamado Baile de gala do Met 2015.

Programação do festival inclui First Day in Monday, filme inédito no Brasil sobre o baile de gala do Met 2015 (Foto: Divulgação)


Na programação, um total de 13 títulos nacionais e internacionais  +​​​ debates  com a presença de importantes nomes da moda e cinema como Paulo Borges (idealizador e coordenador da SPFW), Fause Haten (estilista, diretor, figurinista), João Braga (historiador de moda e professor), Alberto Hiar (Cavalera), entre outros + oficina de Upcycling (costura desconstruída) e de Moulage + Barbearia Cavalera com corte gratuito + exposição com fotos do acervo da agência Fotosite + DJs (Boss In Drama, Marina Dias, Erika Martins, Benjamin Ferreira e Luísa Viscardi).

Além do filme de abertura, o festival exibe o clássico  Model - obra do grande documentarista Frederick Wiseman, ganhador de um Oscar e Leão de Ouro (o diretor de 87 anos acaba de lançar no Festival de Veneza seu novo documentário Ex Libris).

Le Testament d'Alexander McQueen expõe legado de um dos mais celebrados criadores da moda contemporânea (Foto: Divulgação)


Outros títulos inéditos como Borsalino City, uma declaração de amor ao chapéu mais icônico e querido da moda: o Borsalino;  Bangaologia -  The science of style –  uma investigação sobre a cultura de um estilo que voou de Angola para o mundo; Out of Fashion – sobre o consumismo, desperdício e exploração nos porões da indústria global da moda;  Le testament d'Alexander McQueen – sobre o legado de um dos mais influentes e emblemáticos criadores contemporâneos da moda.

Ainda na programação os documentários: Mapplethorpe: Look at the Pictures – um retrato intimista do célebre e polêmico fotógrafo de NY (18 anos); Vivienne Westwood: Do It Yourself  - as muitas faces da estilista que inventou o Punk como moda (Inédito no Cinema); Helmut Newton: Frames From the Edge - trajetória do fotógrafo que quebrou tabus e paradigmas; e o curta The Perfect Fit

Festival exibe Mapplethorpe - Look at the Pictures, sobre o controverso fotógrafo americano Robert Mapplethorpe (Foto: Divulgação)


Os nacionais Deixa na Régua, que mostra o dia a dia das barbearias dos morros cariocas e seus fieis frequentadores; Idades da Moda,  o vestir na infância, o vestir através dos tempos: história, cultura e memória, e Fora do Figurino - As Medidas do Jeitinho Brasileiro, sobre as medidas das roupas do Brasileiro, completam a programação.



Feed Dog Brasil – Festival Internacional de Documentários de Moda
Data: De 21 a 27/09/2017
Local: Cinemateca Brasileira
Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – SP, 04021-070
Ingresso: Gratuito
Programação completa no site: br.feeddog.org
Facebook: facebook.com/feeddogbrasil

Império Retrô

Criado em 2010 por Rafaella Britto, o blog Império Retrô aborda a influência do passado sobre o presente, explorando os diálogos entre moda, arte e comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário