Mais de 300 manuais de tricô para download


Por Rafaella Britto –



O tricô não sai de moda: em diversas regiões do mundo, esta antiga técnica de tecelagem costuma ser transmitida de mãe para filha, de avó para neto. Conforme se sucedem as gerações, desenvolvem-se as técnicas manuais, e o tricô mantém sua tradição como a malha ideal para os dias frios.
Os amantes e entusiastas da história da moda – e sobretudo os apaixonados pela costura e o handmade – irão se deliciar na Knitting Reference Library, iniciativa da Universidade de Southampton que disponibiliza para download mais de 300 livros, revistas, catálogos e manuais, publicados de 1847 a 2012.
O acervo inclui livros da autora vitoriana Miss Lambert, dentre eles o famoso My Knitting Book (Meu Livro de Tricô), publicado pela primeira vez na Inglaterra em 1847 e traduzido para diversos idiomas ao redor da Europa.


"My Knitting Book", de Miss Lambert (Foto: Southampton University Archive)


Outros manuais, como este publicado em 1876 em Edimburgo e intitulado The Home Knitter, são especialmente destinados às mulheres interessadas em aprimorar-se nas técnicas domésticas. Diz em seu prefácio: “’O trabalho de uma mulher nunca está acabado’, é um provérbio caseiro ouvido, como um murmúrio, dos lábios de muitas trabalhadoras cansadas; mas é também uma verdade agradável e feliz, na experiência de muitas, que, quando seus deveres mais árduos são cumpridos, podem transformar suas horas de lazer em trabalho para o conforto dos velhos e jovens à sua volta.”


(Foto: Southampton University Archive)


Dando um salto no tempo e partindo para as décadas de 1950 a 1980, encontramos modelagens e instruções para a confecção de suéteres, cardigãs, pulôveres e coletes masculinos.


(Foto: Southampton University Archive)

(Foto: Southampton University Archive)

(Foto: Southampton University Archive)

(Foto: Southampton University Archive)


O acesso ao acervo da Knitting Reference Library é aberto e gratuito. Mesmo para aqueles que não falam inglês, a biblioteca apresenta diversas referências visuais, e serve como interessante fonte de ideias e inspirações.

COMO BAIXAR


Ao abrir o arquivo para leitura, você encontrará as opções de download. A opção que permite melhor visualização é o formato PDF, porém você poderá escolher outros como Kindle, Epub e Torrent. Acesse a coleção completa clicando aqui.

Império Retrô

Criado em 2010 por Rafaella Britto, o blog Império Retrô aborda a influência do passado sobre o presente, explorando os diálogos entre moda, arte e comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário