Coachella e Lollapalooza: a influência hippie na moda dos festivais indies

Por Thayane Maria –
Quem já foi a algum grande festival de música sabe que o público, hoje em dia, dá mais atenção ao estilo do que nos dias comuns. A importância dada ao visual nesses shows é uma tendência que voltou com tudo nos últimos anos, em eventos como o Lollapalooza e o Coachella.

Coachella, 2016 (Foto: Reprodução)

O Lollapalooza tornou-se uma vitrine de moda, tanto para o público quanto para os estilistas
, que veem o evento como uma espécie de trabalho de campo, no qual buscam inspirações para suas criações e onde também estudam o que é popular e tendência entre os jovens.

Os looks do Lollapalooza (Fotos: Reprodução)

Os looks do Lollapalooza (Fotos: Reprodução)

Os looks apresentam influência da moda dos anos 1970, lembrando muito os grandes festivais hippies daquela época, como o Festival de Woodstock: ocorrido em 1969, Woodstock foi o marco da contracultura e da Age of Aquarius (Era de Aquário). Muito mais do que um local que reuniu shows dos maiores artistas da época, os frequentadores daqueles três dias insanos de música compartilhavam das mesmas ideologias, da mesma busca filosófica, do mesmo padrão de comportamento e do mesmo estado de espírito. A questão era como unir todas essas arestas e mostrar ao mundo de forma visual tudo o que aquela geração tinha a dizer. É neste quesito que entra a moda e sua inacreditável capacidade de traduzir rapidamente em tecidos e acessórios a identidade de um indivíduo e do grupo social em que ele está inserido.

Janis Joplin, Jimi Hendrix e Joe Cocker no Festival de Woodstock (Fotos: Reprodução)

Woodstock, o marco da contracultura (Fotos: Reprodução)

Deste modo, todos os festivais têm algo em comum: o público compartilha da mesma busca espiritual e pessoal através da música, e essas pessoas costumam ter um modo de se vestir similar. Woodstock foi um divisor de águas nos anos de 1960, não só pela música, mas também pela forma como ilustrou e deu uma marca representativa a um movimento que beirava uma revolução, e que atingiu todas as esferas sociais, durando até o final da década de 1970 e se fundindo com o início do Punk inglês e da era Disco.

Woodstock, 1969 (Fotos: Reprodução)

Woodstock, 1969 (Fotos: Reprodução)

A partir disso, inúmeros festivais começaram a ocorrer, 
como o show gratuito dos Rolling Stones no Hyde Park, em Londres, em julho de 1969, um dia após a morte do baixista Brian Jones. Apesar de ter sido um concerto de apenas uma banda, a energia foi de um grande festival e o público repetiu o mesmo estilo de roupas e de comportamento de Woodstock. Foi marcante a presença de blusas coloridas, headbands, estampas floridas, saias longas, calças flare e acessórios como coroa de flores, adesivos de estrelas e asteroides, pulseiras, cordões, pingentes no cabelo e chapéus enormes.

Os Rolling Stones ao vivo no Hyde Park, 1969 (Fotos: Daily Mirror/Mirrorpix/Corbis)

Hyde Park, 1969 (Fotos: Daily Mirror/Mirrorpix/Corbis) 

O público do Festival Coachella, que acontece no deserto californiano, vem seguindo essa mesma linha desde 2015, com grandes influências das décadas de 60 e 70. Isso prova não só que a moda é atemporal, mas também que a melhor tendência é aquela que personifica seu true self, ou o seu verdadeiro eu, para o mundo.

Coachella, 2015/16 (Fotos: Reprodução)

Coachella, 2015/16 (Fotos: Reprodução)

Sobre a autora:
Thayane Maria, 23 anos, jornalista e futura cineasta. Pin-up, mística e selvagem. Além de colaborar com o Império Retrô, também escreve para o blog da Estante Virtual. Ama cinema clássico, coleciona fantasias – (quase) todas colocadas em eu lírico – e vive em eterna busca pelo que é excêntrico. 

Império Retrô

Criado em 2010 por Rafaella Britto, o blog Império Retrô aborda a influência do passado sobre o presente, explorando os diálogos entre moda, arte e comportamento.

Um comentário:

  1. Que post massa! É sempre bom ler sobre essas coisas <3

    Ah, eu estou com um projeto bem legal para premiar o melhor blog alternativo!
    Se quiser ver do que se trata, só entrar no meu blog , ler as regras e se inscrever :3
    www.blogmylittlecandy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir