Resistência e repressão: 6 filmes sobre mulheres na ditadura



Por Isabelle Simões, autora convidada –


As mulheres desempenham importante papel na história brasileira e na ditadura militar não foi diferente. Conheça seis filmes que abordam a vida de corajosas resistentes dos chamados “anos de chumbo”.



1. Atrás de Portas Fechadas - Danielle Gaspar e Krishna Tavares, 2014

O documentário “Atrás de Portas Fechadas” investiga fatores determinantes na construção das convicções político-ideológicas de mulheres durante a Ditadura Civil Militar no Brasil. Enquanto as mulheres das organizações de esquerda lutaram pela participação política contra a repressão, as mulheres da elite deixaram seus lares apenas provisoriamente para defendê-los da “ameaça comunista”. Esses eventos influenciaram o debate sobre o comportamento e a condição feminina na sociedade brasileira.




2. Repare Bem - Maria de Medeiros, 2012

O documentário “Repare Bem”, da cineasta portuguesa Maria de Medeiros, percorre as vidas de três gerações de mulheres que sofreram perseguição política. 




3. Em Busca de Iara - Flavio Frederico, 2013


“Em Busca de Iara” relata a trajetória excepcional de Iara Iavelberg, professora, psicóloga e companheira do guerrilheiro Carlos Lamarca. Apesar de ter uma situação financeira confortável, ela decidiu abandonar a família e ingressar na luta armada.




4. A Memória que me ContamLúcia Murat, 2013

“A Memória que me Contam” expõe os conflitos e contradições de um grupo de ex-guerrilheiros que se reencontram na sala de espera de um hospital após a morte da amiga Ana (Simone Spoladore). O filme homenageia Vera Sílvia Magalhães, importante figura na resistência à ditadura e uma das responsáveis pelo sequestro do embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick, no Rio de Janeiro, em 1969.




5. Que Bom Te Ver VivaLúcia Murat, 1989

“Que Bom Te Ver Viva” aborda a tortura durante o período do regime militar, mostrando como suas vítimas sobreviveram e prosseguiram suas vidas. O filme traz os delírios e fantasias de uma mulher anônima, interpretada por Irene Ravache, alinhavados aos depoimentos de oito ex-presas políticas que viveram situações de tortura. Mais do que descrever e enumerar sevícias, o filme mostra o preço que essas mulheres pagaram - e ainda pagam - por terem sobrevivido lúcidas à experiência da violência.




6. Zuzu Angel Sérgio Rezende, 2006

O longa de Sérgio Rezende narra a batalha travada pela estilista Zuzu Angel na busca por seu filho Stuart, militante desaparecido durante o regime militar. Pioneira da moda brasileira, Zuzu envolveu em sua causa celebridades e órgãos da imprensa internacional, e sua morte permanece um mistério ainda hoje.



Foto Capa: As atrizes Eva Todor, Tônia Carrero, Eva Wilma, Leila Diniz, Odete Lara e Norma Bengell em protesto contra a ditadura durante a Passeata dos Cem Mil - Rio de Janeiro, 1968

Império Retrô

Criado em 2010 por Rafaella Britto, o blog Império Retrô aborda a influência do passado sobre o presente, explorando os diálogos entre moda, arte e comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário