Conheça o Cine Suffragette, publicação multilíngue que discute cinema e feminismo



Por Rafaella Britto –

A mulher é parte da história do cinema: desde Alice Guy-Blaché, a criadora da narrativa ficcional, as mulheres contribuíram para moldar a concepção do cinema como conhecemos nos dias atuais. Entretanto, o machismo relegou-as ao esquecimento, e a história cinematográfica por nós conhecida é feita, unicamente, por homens. Aos homens, hoje e sempre, é atribuído o heroísmo, enquanto às mulheres resta o estigma da fragilidade.
Em vista dos recentes acontecimentos do cenário político mundial e a propagação das catastróficas consequências do ideário neoliberal, a luta feminina – bem como as demais lutas que visam dar voz às minorias silenciadas – deve intensificar-se, e faz-se necessário o resgate histórico e a existência de veículos de comunicação comprometidos com a verdade.
Pensando nisso, eu, juntamente com Letícia Magalhães, crítica de cinema autora do blog Crítica Retrô, e Jessica Bandeira, editora do site Cine Espresso, criamos o Cine Suffragette, publicação online multilíngue que visa discutir a representatividade e o empoderamento feminino no cinema. Traremos matérias acerca da condição feminina nos cinemas de todo o mundo. O conteúdo será produzido nos idiomas português, inglês, espanhol e francês.

Convido a todos vocês, leitores do Império Retrô, para conhecer este projeto. Acessem o site clicando aqui e acompanhem as novidades na nossa página no Facebook. Leiam, compartilhem e colaborem! 

Foto Capa: Reprodução

Império Retrô

Criado em 2010 por Rafaella Britto, o blog Império Retrô aborda a influência do passado sobre o presente, explorando os diálogos entre moda, arte e comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário