Glamour minimalista: 7 noivas icônicas da década de 70


Os anos 1970 foram definitivos para a história da moda. Nesta época, os designers da alta-costura deixaram a rigorosidade exigida pelas elites e passaram a incorporar tendências e elementos da moda das ruas às suas coleções de luxo. Assim, a elegância minimalista marcou presença, também, nos altares: confira 7 noivas icônicas da década de 70.

Bianca Jagger (1971) – A escolha de figurino de Bianca Jagger para seu casamento com o Rolling Stone Mick Jagger tornou-a uma das badaladas ‘it girls’ de todos os tempos: de saia longa e saltos plataforma, a modelo nicaraguense desfilou um le smoking de Yves Saint Laurent, de decote profundo. O look foi arrematado por um chapéu de abas largas com véu.

 Bianca Jagger e Mick Jagger (Fotomontagem/Império Retrô)

Jane Birkin (1972) – Delicadeza é a palavra que melhor descreve o longo de renda usado por Jane Birkin no dia de seu casamento com Serge Gainsbourg. Nos cabelos soltos, uma tiara de flores coloridas.  

Jane Birkin e Serge Gainsbourg (Fotomontagem/Império Retrô)

Farrah Fawcett (1973) – Para seu casamento com o ator Lee Majors, a pantera Farrah Fawcett apostou em um longo de mangas compridas e cintura demarcada. Os cabelos wind-blow (marca registrada da musa) ficaram por baixo de um enorme chapéu floppy.

Farrah Fawcett e Lee Majors (Fotomontagem/Império Retrô)

Princesa Anne (1973) – O vestido da Princesa Anne foi desenhado por Maureen Baker, designer-chefe da marca prêt-à-porter Susan Small. A peça, de gola alta e mangas medievais, teve inspiração no design da Era Tudor (1550-1600). Em relação à pompa da Corte Britânica, é considerado o vestido mais simples e moderno já usado em um casamento real.

Ana, Princesa Real e o Capitão Mark Phillips (Fotomontagem/Império Retrô)

Cher (1975) – Após seis meses de namoro, Cher e o músico Greg Allman casaram-se às 12h15 do dia 30 de junho de 1975, em uma cerimônia privada ocorrida numa suíte de hotel em Las Vegas (segundo a cantora, “o quarto mais horrível do hotel – todo roxo, dourado e turquesa”). Cher escolheu um longo de cetim branco e azul-bebê que já havia sido usado por ela na abertura do episódio 30 de seu programa de TV. A silhueta é marcada por um corpete.

Cher e Greg Allman (Fotomontagem/Reprodução)

Liz Taylor (1975) – Liz Taylor e Richard Burton casaram-se pela segunda vez em 1975, em Botsuana, na África. O vestido, de autoria da designer Gina Fratini, é decorado com pedrarias coloridas, possui detalhes em patchwork de seda no busto, saia plissada, mangas de chiffon de caimento fluído, e um efeito degradê nos tons de verde, azul, violeta e amarelo.  

Liz Taylor e Richard Burton (Fotomontagem/Império Retrô)


Alana Hamilton (1979) – Para seu casamento com Rod Stewart, Alana Hamilton apostou na simplicidade de um modelo rendado de decote cigano. Luvas rendadas, cabelos soltos e coroa de flores arrematam a produção. 

Alana Hamilton e Rod Stewart (Fotomontagem/Império Retrô)

Império Retrô

Criado em 2010 por Rafaella Britto, o blog Império Retrô aborda a influência do passado sobre o presente, explorando os diálogos entre moda, arte e sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário