O Street Style Eduardiano

Por Rafaella Britto


Um século antes do advento dos blogs de street style, o fotógrafo Edward Linley Sambourne já registrava a moda pelas ruas da capital inglesa. Nascido em Londres, em janeiro de 1844, Sambourne, por mais de 40 anos, foi o principal cartunista e ilustrador da revista satírica Punch. Paralelamente a sua carreira de desenhista, incursionou pela fotografia no intuito de desenvolver suas habilidades artísticas.  
Segundo consta dos diários de sua esposa, a fotografia, para Sambourne, era, inicialmente, apenas um hobby, mas com o passar do tempo, tornou-se uma obsessão. O ilustrador utilizava retratos de amigos, familiares e desconhecidos como base para seus desenhos.
Como entusiasta da fotografia, Sambourne voltava-se, especialmente, para as ruas, e sua obra constitui preciosos registros da moda feminina durante o período eduardiano. As imagens foram capturadas entre os anos de 1905 e 1908, em Kensington, Londres, próximo a casa do fotógrafo, na 18 Stafford Terrace, onde hoje localiza-se o museu-casa Linley Sambourne House.






















Referências:


Fotos: Reprodução/Leighton House/Library Time Machine Royal Borough of Kensington and Chelsea

Império Retrô

Criado em 2010 por Rafaella Britto, o blog Império Retrô aborda a influência do passado sobre o presente, explorando os diálogos entre moda, arte e sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário