As campanhas publicitárias estreladas por Greta Garbo

Por Rafaella Britto


A atriz Greta Garbo, antes de tornar-se a estrela que nos brindou com sua aura de mistério e sedução em clássicos do cinema como “A Carne e o Diabo” (1926), “Anna Christie” (1930) e “Grande Hotel” (1932), foi modelo em lojas de departamento da Suécia. Aos catorze anos, vítima da pobreza, Greta Lovisa Gustafsson (seu nome de batismo) abandonou a escola para dedicar-se ao mercado de trabalho. No início dos anos 1920, iniciou suas incursões pelo universo do cinema, estrelando campanhas publicitárias das linhas de chapelaria e roupas femininas da popular loja sueca Paul U. Bergstrom (PUB), em Estocolmo. 


A jovem Greta Lovisa (segunda, à direita, no topo da página) em catálogo da loja sueca Paul U. Bergstrom (PUB) - (Imagem: Garbo Forever)

Greta modelando para a loja sueca Paul U. Bergstrom (PUB), no início dos anos 20 (Imagens: Garbo Forever)

Alguns destes filmes foram restaurados e disponibilizados para domínio público. Neles, vê-se uma Garbo quase irreconhecível – adolescente, com alguns quilos a mais. Confira trechos de filmes publicitários estrelados por Greta Garbo em seu início de carreira: 

Império Retrô

Criado em 2010 por Rafaella Britto, o blog Império Retrô aborda a influência do passado sobre o presente, explorando os diálogos entre moda, arte e sociedade.

2 comentários:

  1. Adoro seu blog! Admiro mais a cada postagem! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que aprecie o blog, Giuliana! Muito obrigada e volte sempre!

      Excluir